Propostas aceitas - XIX Congresso ABPI (outubro 2021)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

#italianoparatod@s: políticas, práticas e perspectivas do italiano no Brasil

PROPONENTES:

Cristiane Maria Campelo Lopes Landulfo de Sousa (UFBA) - cristianelandulfo@gmail.com

Daniela Aparecida Vieira (Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) Aluna Jéssica Nunes Herculano - São Paulo-SP) - daniela.apvieira@yahoo.com.br

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

ITALIANO PARA O ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA: DEMOCRATIZAÇÃO ATRAVÉS DA MÚSICA E DE APLICATIVOS

Mellina Anastacio Silva (graduanda UFSC)
Carla Nardelli (Ed. Básica SC)
Carolina Pizzolo Torquato (docente UFSC)

A pandemia de Covid-19 trouxe inesperados desafios ao campo da educação, em geral, e ao ensino de línguas, em particular. Se, por um lado, as necessárias restrições no convívio social significaram o impedimento do ensino presencial, por outro lado, a contingência impele para novos formatos de ensino e abre a perspectiva de atingir novos públicos, antes considerados inalcançáveis ou distantes de uma sala de aula de língua – não apenas em termos de presença física ou de distância geográfica, mas também em termos sociais. Foi na contingência imposta pela pandemia que a cooperação interinstitucional entre professoras e alunas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Federal de Santa Catarina e da Associação de Língua e Cultura Italiana do Espírito Santo (ALCIES) possibilitou a realização do curso de extensão “Volare con l’italiano”, sobre o qual pretendemos tratar neste trabalho. O principal objetivo do curso era oferecer a possibilidade de um primeiro contato com a língua italiana através da música a estudantes do Ensino Médio da rede pública dos diferentes estados envolvidos no projeto: Acre, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Piauí e Santa Catarina. Realizado na modalidade remota, o curso contou com duas edições nas quais foram selecionadas algumas músicas italianas de acordo com o público-alvo e com os objetivos linguísticos e temáticos propostos. Neste trabalho, pautado também por referências como FREIRE (2019) e RIBEIRO (2019), participantes do projeto relatam a experiência de democratização do ensino de italiano.

PALAVRAS-CHAVE: Língua italiana, Ensino Médio, Escola pública, Ensino remoto, Música

REFERÊNCIAS:

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 62. Ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.

RIBEIRO, Djamila. Lugar de fala. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.