Propostas aceitas - XIX Congresso ABPI (outubro 2021)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

#italianoparatod@s: políticas, práticas e perspectivas do italiano no Brasil

PROPONENTES:

Cristiane Maria Campelo Lopes Landulfo de Sousa (UFBA) - cristianelandulfo@gmail.com

Daniela Aparecida Vieira (Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) Perus I - São Paulo-SP) - daniela.apvieira@yahoo.com.br

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

ALÉM DA TELA: A ITÁLIA ATRAVÉS DO CINEMA NA SALA DE AULA REMOTA NA REDE ANDIFES-ISF

Marlon da Fonseca Misceno Araujo (mestrando UFSM)
Suélen Najara de Mello (mestranda UFC)

Em tempos pandêmicos e de ensino remoto fomos chamados a nos entender enquanto seres agentes em uma sociedade pluricultural e nos sentimos motivados a unir forças para enfrentar tempos tão incertos. Nasce assim na Rede Andifes-IsF das Universidades Federal de Santa Maria (UFSM) e Federal de Viçosa (UFV) o curso “Pomeriggio e Serata al cinema - Ciclo 4” proporcionando aos alunos outros olhares, olhares plurais no contexto de aprendizado da língua italiana. Os temas escolhidos abordaram questões históricas e políticas trazendo à discussão questões sociais do contexto italiano ao trabalhar com os filmes “Parenti Serpenti”, “Metti la nonna in freezer”, “Rosso come il cielo” e “Il Nuovo Cinema Paradiso” pode-se observar que essas discussões não só faziam parte do contexto italiano, mas também do brasileiro e dessas duas cidades de estados tão diferentes. Após um ano de experimentação, o trabalho desenvolvido apresentou ao público uma ideia de Itália muito mais próxima dos conceitos estudados nos cursos regulares da Rede Andifes - IsF, tornando os aprendizados mais concretos a partir dos questionamentos trazidos pelas alunas e alunos visto que o cinema “non funziona solamente per trasmettere idee e opinioni, ma riesce anche a trasmettere differenti emozioni agli spettatori” (CALLEGARO, 2016). Ademais, esta comunicação abordará as atividades realizadas após as discussões que não se encerravam com o término dos encontros já que “le attivita sul film muovano dalle emozioni, dalle sensazioni e che ci conducano alla parola per altre strade” (DRISCOLL, 1959).

PALAVRAS-CHAVE: Cultura, Ensino da língua italiana, Ensino remoto

REFERÊNCIAS:

CALLEGARO, Elisa. La didattica dell’italiano a stranieri attraverso il cinema. Dissertação de Mestrado (Tesi di Laurea Magistrale in Scienze del Linguaggio) - Università Ca’ Foscari Venezia. 2015/2016.

DRISCOLL, J. Insegnare lingua con il cinema: una prospettiva alternativa. Disponivel em:https://www.thefreelibrary.com/Insegnare+lingua+con+il+cinema%3A+una+prospettiva+alternativa.-a0151187440> . Acesso em junho de 2021.