Propostas aceitas - XIX Congresso ABPI (outubro 2021)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

#italianoparatod@s: políticas, práticas e perspectivas do italiano no Brasil

PROPONENTES:

Cristiane Maria Campelo Lopes Landulfo de Sousa (UFBA) - cristianelandulfo@gmail.com

Daniela Aparecida Vieira (Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) Aluna Jéssica Nunes Herculano - São Paulo-SP) - daniela.apvieira@yahoo.com.br

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

CONHECIMENTO E AMPLIAÇÃO LEXICAL PARA TODXS: UMA PROPOSTA CRÍTICA E REFLEXIVA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ITALIANO

Lucas Antonio Ribeiro (docente CEL Matão SP)

É notável que MDs Globais (LUCAS, 2016), no que tange ao ensino-aprendizagem de italiano  como LE/L2, tendem a alimentar estereótipos e preconceitos ao transmitirem conhecimento e  ampliação do léxico da língua estudada. Nos CELs, os Centros de Estudos de Línguas do Estado de  São Paulo, os Professores têm determinadas liberdades para elaborarem e aplicarem suas aulas,  escolhendo, adaptando ou criando os MDs a serem utilizados na prática docente, realidade essa  presente no CEL da cidade de Matão, interior paulista (SÃO PAULO, 2020). Esta comunicação  objetiva-se na apresentação de Sequências Didáticas, MDs Locais (LUCAS, 2016), elaborados pelo  autor-professor seguido da discussão das práticas adotadas em suas aulas de turmas iniciais,  pautando-se no léxico, seu conhecimento e ampliação, de forma diferenciada daquelas apresentadas  por um famoso manual de língua italiana LE/L2, o Progetto Italiano 1. Como metodologia, adotou se um estudo ancorado na análise crítica e reflexiva do MD mencionado (MARIN; MAGNELLI,  2009) e na confecção de MDs alternativos para a prática com os estudantes do CEL, do qual  também procurou os engajar no processo de ensino-aprendizagem de maneira crítica e reflexiva nos  mais diversos temas léxicos a serem aprendidos e reforçados na língua italiana, quesitos altamente  defendido pela BNCC (BRASIL, 2018). Se trata de uma apresentação sem resultados e conclusões específicas, já que espera-se o compartilhamento da prática docente com a perpetuação reflexiva e eventuais discussões da temática.

PALAVRAS-CHAVE: MDs de língua italiana, Conhecimento e ampliação lexical, Crítica e reflexão, Ensino-aprendizagem de italiano

REFERÊNCIAS:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNC C_20dez_site.pdf. Acesso em: 14.jun.2021.

LUCAS, P. de O. Os materiais didáticos do inglês como língua estrangeira (LE) na prática de professores da escola pública: um convite à formação reflexiva ou à perpetuação do ensino prescritivo? Tese de Doutorado. Universidade Federal de São Carlos. 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7402 Acesso em: 14.jun.2021.

MARIN, T; MAGNELLI, S. Nuovo Progetto Italiano 1. Libro dello Studente. Roma: Edilingua, 2009.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Diretrizes Curriculares para os Centros de Estudo de Línguas do Estado de São Paulo (CEL) – São Paulo: SE, 2019.