Propostas aceitas - XIX Congresso ABPI (outubro 2021)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

#italianoparatod@s: políticas, práticas e perspectivas do italiano no Brasil

PROPONENTES:

Cristiane Maria Campelo Lopes Landulfo de Sousa (UFBA) - cristianelandulfo@gmail.com

Daniela Aparecida Vieira (Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) Aluna Jéssica Nunes Herculano - São Paulo-SP) - daniela.apvieira@yahoo.com.br

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

ITALIANO PELO WHATSAPP: PARA O ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA E PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS

Alessandra Paola Caramori (docente UFBA)
Liliane Amorim Reis (graduanda UFBA)

A contingência da pandemia trouxe a necessidade de diálogo entre pares sobre os limites e sobre as possibilidades do ensino remoto, uma realidade para a qual ninguém havia sido previamente preparado. A partir do diálogo entre professoras e alunas da Universidade Federal da Bahia e da Universidade Federal de Santa Catarina surgiu o projeto de extensão “Volare con l’italiano”, inicialmente concebido com o objetivo de encontrar alternativas para dois problemas colocados pela pandemia: de um lado, a necessidade de diálogo sobre o ensino remoto da língua italiana e sobre a possibilidade de democratizá-lo através das plataformas digitais; de outro, a urgência de encontrar novos campos e possibilidades de atuar o estágio supervisionado previsto pelos cursos de Licenciatura em Letras Italiano, tendo em vista o fechamento das escolas de Educação Básica. Assim, “Volare con l’italiano” tornou-se um curso gratuito de italiano para estudantes do Ensino Médio da rede pública de diferentes estados do Brasil, com encontros síncronos pelo Google Meet e atividades assíncronas pelo WhatsApp.  "Volare" deu às docentes e às discentes de língua italiana a possibilidade de dar continuidade à sua formação e trouxe como novidade o compartilhamento  entre Universidades e entre estados de saberes e fazeres. Neste trabalho, que toma como referências FREIRE (2019) e MATOS (2020), pretendemos relatar essa experiência de formação que também significou a abertura a um novo campo de atuação para licenciandos/as e licenciados/as de italiano  e ampliou o público-alvo no ensino da língua italiana.

PALAVRAS-CHAVE: Língua italiana, Ensino Médio, escola pública, Ensino remoto, Música, Formação de professores

REFERÊNCIAS:

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 62. Ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019

MATOS, Helen Carla Santos. O USO DAS TCIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM ESTUDO REFLEXIVO.Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1416>. Acesso em: 28 julho 2021