Propostas aceitas - XIX Congresso ABPI (outubro 2021)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

#italianoparatod@s: políticas, práticas e perspectivas do italiano no Brasil

PROPONENTES:

Cristiane Maria Campelo Lopes Landulfo de Sousa (UFBA) - cristianelandulfo@gmail.com

Daniela Aparecida Vieira (Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) Aluna Jéssica Nunes Herculano - São Paulo-SP) - daniela.apvieira@yahoo.com.br

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

MATERIAIS DIDÁTICOS DE ITALIANO PARA FALANTES DE PORTUGUÊS BRASILEIRO

Carolina Pizzolo Torquato (docente UFSC)

Este trabalho se coloca no contexto do ensino de italiano no Brasil e é a partir deste lugar que pretende tratar da elaboração e da produção de materiais didáticos para falantes de português brasileiro, apresentando ao público do simpósio/congresso materiais didáticos digitais contemporâneos, recentemente distribuídos de forma gratuita a estudantes dos cursos de Letras-Italiano da Universidade Federal de Santa Catarina. Tratar de materiais didáticos no contexto situado do qual fazemos parte significa lidar com questões linguísticas, sociopolíticas, culturais e – é muito importante que se diga – também econômicas, tendo em vista as restrições com as quais nós e o nosso público enfrentamos no Brasil. Por perpassar áreas confinantes e sendo fruto de pesquisas realizadas no âmbito da Linguística Aplicada, aqui compreendida não como disciplina, mas como área inter/transdisciplinar, este trabalho considera que “a situacionalidade e a particularidade do conhecimento e as condições situadas de natureza ética, política e aquelas relativas a poder na sua produção são o que importa e não a procura por grandes generalizações” (Moita Lopes, 2013, p. 17). Nesse sentido, além de apresentar ao público alguns recursos didáticos criados, este trabalho também propõe a discussão sobre questões teóricas e práticas – que vão desde a concepção de língua ao design gráfico – que permearam todo o processo de elaboração dos materiais didáticos produzidos.

PALAVRAS-CHAVE: Língua italiana; Público brasileiro; Material didático; Ensino remoto; Design gráfico

REFERÊNCIAS:

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 62. Ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da (Org.). Linguística Aplicada na modernidade recente: festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

RIBEIRO, Djamila. Lugar de fala. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.