Propostas aceitas - XIX Congresso ABPI (outubro 2021)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

Observando o léxico: dos vulgares às diferentes manifestações linguísticas atuais

PROPONENTES:

Angela M. T. Zucchi (USP) - angelazucchi@usp.br

Karine Marielly Rocha da Cunha (UFPR) - karinemrc@hotmail.com

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

CONCEBER UM CONCEITO: A COMPREENSÃO DE UNIDADE LEXICAL EM CONTEXTOS E EM DICIONÁRIOS

Angela Maria Tenório Zucchi (docente USP)

Quando abordamos o tema compreensão no ensino de línguas estrangeiras (LE), pensamos nas competências entre as quatro habilidades linguísticas primárias - ouvir, falar, ler e escrever - divididas deste modo por uma questão metodológica para o ensino e para as pesquisas, pois essas habilidades apresentam-se integradas num ato comunicativo. A leitura é um ato comunicativo e, para uma comunicação eficaz, consideramos importante a adequada compreensão de unidades lexicais centrais em um texto. Um instrumento ancilar e tradicionalmente usado nesse processo é o dicionário. Entretanto, existem opiniões divergentes a respeito de seu uso no ensino de LE, segundo uma crença de que basta inferir do contexto para se chegar à compreensão. Este trabalho visa a demonstrar como nem sempre o contexto é suficiente para levar o leitor à conceptualização de uma unidade lexical. Fundamentando-nos em estudos sobre leitura e compreensão em língua materna e língua estrangeira (Ciliberti, 1994; Pallotti, 2001; Zucchi, 2020), em estudos semióticos (Pais, 2004; Barbosa, 2005) e estudos lexicográficos (Marello, 1996; Zucchi, 2010). Abordamos considerações sobre o que é texto, sobre os papeis dos sujeitos no discurso e apresentamos um esquema do processo de compreensão. Demonstramos através de um percurso de leitura de vários textos o que é necessário para a construção do conceito de uma única unidade lexical que faz parte do vocabulário comum em língua italiana e como um dicionário monolíngue a aborda.

PALAVRAS-CHAVE: Compreensão, Leitura, Ensino de LE, Dicionários

REFERÊNCIAS:

BARBOSA, Maria Aparecida. Da terminologia aplicada: recortes epistemológicos e funções pedagógicas. In: Revista Brasileira de Linguistica – SBPL. Vol.13, no.1, Ano 31. São Paulo: Terceira Margem, 2005, p. 37-53.

CILIBERTI, Anna. Manuale di Glottodidattica. Firenze: La Nuova Italia, 1994.

MARELLO, Carla. Le Parole dell’italiano. Bologna: Zanichelli. 1996.PAIS, Cidmar. T. Relações Dialéticas Subjacentes à Significação. In: Revista Philologus. Ano 10, n. 28, 2004.

PALLOTTI, Gabriele. Favorire la comprensione dei testi scritti. In: Lend, Contesti per apprendere e studiare. N.3, 2001, p.28-35.

ZUCCHI, Angela M.T. Construção de conceitos lexicais: a compreensão desde leitura de textos a verbete de dicionário. ACTA SEMIÓTICA ET LINGVISTICA, v. 25, p. 2-21, 2020. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.44v25n2.49985