Propostas aceitas - XIX Congresso ABPI (outubro 2021)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

Observando o léxico: dos vulgares às diferentes manifestações linguísticas atuais

PROPONENTES:

Angela M. T. Zucchi (USP) - angelazucchi@usp.br

Karine Marielly Rocha da Cunha (UFPR) - karinemrc@hotmail.com

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

AS CURIOSAS PALAVRAS DE NONA DETE: MANIFESTAÇÕES LINGUÍSTICAS E CULTURAIS DO TALIAN EM COLOMBO/PR

Fábio Luiz Machioski (doutorando UFPR)
Franciele Aparecida Lopes (doutoranda UFSC)
Karine Marielly Rocha da Cunha (docente UFPR)

Essa comunicação aborda as manifestações linguísticas e culturais do Talian presentes no livro “As curiosas palavras de Nona Dete” em relação a um contexto transgeracional e multicultural em que vive a personagem. Em uma linguagem voltada para crianças acima de 7 anos, o livro é um paradidático ilustrado elaborado coletivamente por pesquisadores e detentores da língua de herança (ORTALE, 2016) dos imigrantes que se estabeleceram na cidade de Colombo, região metropolitana de Curitiba, Paraná. Nona Dete, a personagem que encarna uma típica descendente dos italianos oriundos da região do Vêneto, vive em um sítio onde em meio às atividades do seu cotidiano interage com seus netos e amigos ao longo dos cinco capítulos que compõem o livro. Cada capítulo traz um determinado agrupamento lexical referente às diversas esferas da vida de Nona Dete, que são abordados demonstrando os dilemas e tensões vividos por ela como um indivíduo bilíngue (sendo uma das línguas do repertório, minoritária). Dessa forma, o léxico tratado representa os campos semânticos 1) família e religião; 2) casa e alimentação; 3) escola e lazer; 4) trabalho e animais; 5) tempo e números. O objetivo da obra é o resgate, a preservação e a difusão do vocabulário em Talian utilizado por Nona de forma produtiva. A apresentação desse vocabulário produtivo visa ao reconhecimento do mesmo pelas crianças de forma a torná-lo receptivo e potencial (CORDA & MARELLO, 2004)   já que, em sua maioria, forma o lessico fondamentale (DE MAURO, 2016) do Talian.

PALAVRAS-CHAVE: Colombo/PR, Talian, Língua de herança, Léxico, Material Paradidático

REFERÊNCIAS:

CORDA, A; MARELLO, C. Lessico insegnarlo e impararlo. Perugia: Guerra Edizioni, 2004.

DE MAURO, T. Il nuovo vocabolario di base della lingua italiana. Disponível em: https://www.internazionale.it/opinione/tullio-de-mauro/2016/12/23/il-nuovo-vocabolario-di-base-della-lingua-italiana. Consultado 14 jun. 2021.

ORTALE, F. L. A formação de uma professora de italiano como Língua de Herança: O Pós-Método como caminho para uma prática docente de autoria. Tese (Livre docência). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.