Propostas aceitas - XIX Congresso ABPI (outubro 2021)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

Observando o léxico: dos vulgares às diferentes manifestações linguísticas atuais

PROPONENTES:

Angela M. T. Zucchi (USP) - angelazucchi@usp.br

Karine Marielly Rocha da Cunha (UFPR) - karinemrc@hotmail.com

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

ANÁLISE DAS MICRO E MACROESTRURAS DE PRODUÇÕES LEXICOGRÁFICAS TALIAN-PORTUGUÊS EDITORADAS NO BRASIL

Marcio Rivabem Winheski (graduando UFPR)
Karine Marielly Rocha da Cunha (docente UFPR)

Em tempos de extinção linguística, zelar pela manutenção das línguas, além de uma necessidade, é um ato político de resistência. Nesta esteira, por abarcar informações que vão muito além do léxico, os dicionários se constituem como valiosas fontes para salvaguardar línguas que beiram o desuso. Dito isto, o objetivo desta comunicação é apresentar um estudo em desenvolvimento que tem como objetivo perfazer um levantamento das obras lexicográficas Talian-Português produzidas e editoradas no Brasil. O exercício é analisar as micro e macroestruturas dos dicionários encontrados, visando insumos para a elaboração de um documento dicionarizado da variante da língua Talian, enquanto língua de herança, dos falantes de Curitiba e Região Metropolitana, locais onde esta língua ainda se preserva. À luz das teorias e classificações propostas por Hartmann e James (2001), Farias (2010) e Santiago (2012), por meio do ato comparativo, realizamos um estudo das características gerais e específicas destas produções. Para tanto, foram selecionados e analisados três dicionários do Talian ao Português e alguns dos dados já encontrados foram sistematizados e serão aqui apresentados. No tangente destas informações, os resultados servirão de base (macro e microestrutura) para uma produção autoral de retomada e de salvaguarda de vocabulário do Talian em sua variante falada em Curitiba e Região Metropolitana, a qual atenderá tanto ao seu público específico, quanto como objeto de proteção linguística e de difusão. A contribuição deste estudo é, portanto, resgatar, registrar e documentar o léxico da língua Talian em contextos brasileiros, contribuindo, desta maneira, para a manutenção linguística.

PALAVRAS-CHAVE: Dicionário. Macroestrutura. Microestrutura. Lexicografia. Talian

REFERÊNCIAS:

FARIAS, Virgínia Sita. Análise da macro e da microestrutura de dicionários bilíngues português-alemão / alemão-português. Revista Contingentia, Vol. 5, No. 1, mai. 2010, 76–98. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/contingentia/article/download/13322/7623. Acesso em: 10 fev. 2021.

HARTMANN, Reinhard Rudolf Karl; JAMES, Gregory. Dictionary of lexicography. London: Routledge, 2001.

SANTIAGO, Márcio Sales. Análises contrastivas de microestruturas em dicionários escolares. In: Pesquisas em Discurso Pedagógico. Vol. 1, 2012, p.1-14.  Disponível em: http://arquivos.info.ufrn.br/arquivos/201610506856533016708227da9bba8ad/Artigo_Analises_contrastivas_de_microestr_em_dicionarios_esc_-_2012.PDF. Acesso em: 20 fev. 2021.