Propostas aceitas - XIX Congresso ABPI (outubro 2021)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

Ensino e aprendizagem de Italiano mediado por tecnologias digitais

PROPONENTES:

Jadirlete Cabral (UFBA) - jadecabral2017@gmail.com

Mariza Silva de Moraes (UFES) - mariza.moraes24@gmail.com

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

JOGOS DIGITAIS COMO POTENCIALIZADORES DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ITALIANA EM NÍVEL BÁSICO

Ane Helen Santos de Jesus (graduanda UFBA)

A implementação rápida e imprevista de um modelo remoto, exige do aluno maior autonomia, à qual não estava acostumado, tornando-o ativo em seu percurso de aprendizado (PRENSKY, 2001). Nesse cenário educacional urge, portanto, uma acurada reflexão sobre tendências e propostas que possam contribuir com o atual contexto em que estamos inseridos.

Podemos perceber que computadores e smartphones, imprescindíveis atualmente, tornam-se úteis e viáveis na aprendizagem e oferecem ótimas possibilidades de ruptura com um modelo tradicional de ensino, mostrando, com isso, que a adoção de material didático impresso é ainda necessária, contudo, não suficiente para o perfil atual de discentes, nascidos na era digital.

Diante de tais considerações, nosso trabalho busca investigar o uso de jogos digitais no ensino e aprendizagem da língua italiana, defendendo o seu uso como recurso didático potencializador capaz de reduzir os desafios, sobretudo aqueles relativos à falta de motivação e a dificuldades de interação online, postos aos docentes neste momento atípico. Nossa pesquisa tem abordagem qualitativa e está ancorada na pedagogia humanista de Paulo Freire (1996), nos princípios semióticos da linguagem sustentados por Santaella (2016) e nas estratégias para motivação de trabalho em equipe através dos jogos digitais defendidas por Burke (2015).

PALAVRAS-CHAVE: Jogos Digitais. Língua Italiana. Ensino Remoto

REFERÊNCIAS: