Propostas aceitas - XIX Congresso ABPI (outubro 2021)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

Ensino e aprendizagem de Italiano mediado por tecnologias digitais

PROPONENTES:

Jadirlete Cabral (UFBA) - jadecabral2017@gmail.com

Mariza Silva de Moraes (UFES) - mariza.moraes24@gmail.com

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

O "CORSO DI AGGIORNAMENTO IN DIDATTICA A DISTANZA IN LINGUA ITALIANA PER STRANIERI" DA REDE ANDIFES-ISF - ITALIANO

Alessandra Paola Caramori (docente UFBA)

O Corso di Aggiornamento in didattica a distanza in lingua italiana per stranieri, organizado por docentes de língua italiana de diversas Universidades públicas brasileiras contou, para sua realização entre os meses de junho e julho de 2021, com o apoio da Embaixada Italiana e teve, como público alvo, professores de italiano de cursos de extensão universitários, de escolas privadas e professores particulares. A instituição sede foi a Universidade Estadual Paulista (UNESP). Os docentes responsáveis, que são também Coordenadores de língua italiana da Rede Andifes Idiomas sem Fronteiras (antigo Programa Idioma sem Fronteiras), trabalharam em uma rede de cooperação capaz de estabelecer uma relação de compartilhamento de ideias e projetos. O Curso, com duração de 60 horas, dividido em 6 módulos, abordou temas relacionados ao planejamento de aulas virtuais, à elaboração de atividades didáticas e ao uso de ferramentas tecnológicas. “Buscar novas estratégias para mitigar os obstáculos de aprendizagem é primordial nesse período em que a pandemia se caracteriza como um laboratório para aprender todos os dias (RIVAS, 2020)”. O objetivo principal foi contribuir para a formação de profissionais autônomos, guiando-os em um percurso de atualização dos saberes didáticos metodológicos e das tecnologias digitais de aprendizagem relativos ao ensino online. Como dizem Pretto e Riccio, há a “necessidade de compreendermos a formação continuada de professores como sendo inerente à própria atividade educativa. Atividade essa que assume proporções significativas em função da cada vez mais generalizada presença das tecnologias digitais de informação e comunicação (TICs) em toda a sociedade, mesmo considerando que elas estão acessíveis de forma diferenciada para as diversas classes sociais” (p. 156)

PALAVRAS-CHAVE: Formação De Professores De Italiano, Ensino A Distância, Tecnologias Educacionais

REFERÊNCIAS: