Propostas aceitas - XIX Congresso ABPI (outubro 2021)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

Ensino e aprendizagem de Italiano mediado por tecnologias digitais

PROPONENTES:

Jadirlete Cabral (UFBA) - jadecabral2017@gmail.com

Mariza Silva de Moraes (UFES) - mariza.moraes24@gmail.com

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

ENTRE TEORIA E PRÁTICA, DANTE ALIGHIERI PELAS RUAS DE FLORENÇA

Maria Lucilene Moreira Alves (leitora Università per Stranieri di Siena)

O presente trabalho tem como interesse principal analisar as abordagens de ensino aprendizagem aplicadas durante as sessões de aula de italiano online realizadas pelas ruas de Florença com o intuito de promover, a nível cognitivo, a ampliação do vocabulário e desenvolvimento da habilidade oral durante as sessões digitais, seguindo os preceitos do Funcionalismo Linguístico (HALLIDAY, 1985) e da Linguística Pragmática (AUSTIN, 1962).

Quando houve o agravamento da pandemia, notou-se a necessidade de aulas temáticas e do uso de variadas abordagens de ensino que pudessem manter o interesse e o desenvolvimento dos alunos de Língua Italiana. Focalizando as abordagens de tipo comunicativo e colaborativo (BALBONI, 2000), foi elaborado uma aula temática, realizadas durante o mês de abril de 202, na qual o tema principal é Dante Alighieri e os locais de interesse histórico-artístico na cidade de Florença.

Usufruindo da potencialidade estimulante da aula temática “Dante Alighieri pelas ruas de Florença”, os alunos tiveram a possibilidade, durante as sessões digitais, de ampliar a própria bagagem lexical e cultural, associando fatos da vida do Sommo Poeta à construções frasais em Língua Italiana e sistematizando-os a nível cognitivo em mapas mentais (BUZAN, 2002).
Ao provocar o estímulo necessário e curioso nos alunos, observou-se um maior interesse e crescente aumento no número de questionamentos por parte dos alunos acerca do tema central da aula. A presente comunicação visa mostrar o planejamento e o conteúdo abordado durante as aulas temáticas on-line

PALAVRAS-CHAVE: Dante Alighieri; Italiano LE, Abordagens de ensino - aprendizagem, Ampliação lexical, Competência Comunicativa

REFERÊNCIAS:

AUSTIN, John. How to do things with words. Cambridge: Harvard University Press, 1962

BUZAN, Tony. Mapas Mentais. Rio de Janeiro, Sextante, 2009.

BALBONI, P. E. Le Sfide di Babele: Insegnare le lingue nella società complesse. Torino: UTET, 2006.

BALBONI, P. E. Tecniche didattiche per l'educazione linguistica. Torino: UTET, 1994

HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold, 1985.