Propostas aceitas - XIX Congresso ABPI (outubro 2021)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

Imparare e insegnare l’italiano: dalla multi/pluriculturalità all’interculturalità

PROPONENTES:

Elisabetta Santoro (USP) - esantoro@usp.br

Paula Garcia de Freitas (UFPR) - paulifreitas@hotmail.com

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

O LUGAR DA COMPETÊNCIA INTERCULTURAL NO ENSINO DE ITALIANO L2: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO

Graziele Altino Frangiotti (doutora USP)
Ana Luísa Mhereb (doutoranda USP)

Apesar da clara e estreita relação com a língua, a cultura ganhou um papel de destaque no âmbito do ensino-aprendizagem de L2 somente a partir da década de 1990. Ainda assim, até os dias de hoje a inclusão do componente cultural na sala de aula é um grande desafio para os professores de L2 (KUMARAVADIVELU, 2008). Foi justamente com base na importância desse desafio que o tratamento da cultura nas aulas de L2 constituiu um dos temas abordados durante o Suporte Didático para o Ensino da Língua Italiana, inserido no Programa de Formação Multicultural em Língua Italiana para Professores da Rede Municipal de Ensino da Cidade de São Paulo, promovido pelo Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro em parceria com a Prefeitura de São Paulo, no segundo semestre de 2020. Propomos um relato de experiência com o intuito de mostrar como docentes da rede municipal de São Paulo optaram por partir de uma abordagem intercultural na elaboração de projetos para o ensino da língua italiana na escola em que atuam. Num primeiro momento, mostraremos como a abordagem intercultural foi tratada pelas docentes formadoras nos encontros do referido suporte. Em seguida, descreveremos as propostas de projetos que incorporaram o componente intercultural entre seus objetivos. Por fim, refletiremos sobre os caminhos encontrados por esses docentes para a inserção de aspectos culturais em suas práticas, apoiando-nos nos conceitos de perspectiva êmica e ética, propostos por Spencer-Oatey e Franklin (2009), e elucidaremos como as propostas procuram estimular o desenvolvimento da competência intercultural (CORBETT, 2003).

PALAVRAS-CHAVE: interculturalidade; formação de professores; ensino de italiano L2; ensino na cidade de São Paulo

REFERÊNCIAS:

CORBETT, J. An intercultural approach to English language teaching. Clevedon: Multilingual Matters, 2003.

KUMARAVADIVELU, B. Cultural Globalization and Language Education. Yale University Press, 2008.

SPENCER-OATEY, H.; FRANKLIN, P. Intercultural interaction: a multidisciplinary approach to intercultural communication. Nova York: Palgrave Macmillan, 2009.