Propostas aceitas - XIX Congresso ABPI (outubro 2021)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

La letteratura italiana del Novecento e del Ventunesimo Secolo in dialogo con le altre arti

PROPONENTES:

Fabiano Dalla Bona (UFRJ) - fdbona@gmail.com

Roberta Barni (USP) - rbarni@usp.br

Adriana Iozzi klein (USP) - adriozzi@usp.br

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

“CAMUS QUERIA REPRESENTAR AS COMÉDIAS DE SVEVO EM PARIS”

Roberta Barni (docente USP)

O teatro é um gênero pouco estudado na produção de Italo Svevo, provavelmente porque a crítica, apressadamente, dispensou-a considerando-a ‘menor’ em relação aos romances. Felizmente, nos últimos anos o teatro do autor triestino vem sendo reconsiderado, ao menos por parte da crítica italiana. Ao analisar o conjunto da obra sveviana, não se pode ignorar aquilo que Svevo chama de “a forma das formas, o teatro, a única onde a vida pode ser transmitida por vias diretas e precisas”. Embora o teatro nunca lhe tenha trazido grandes satisfações, é preciso atentar para o fato de que Svevo começa escrevendo teatro e termina com ele, nunca o abandonando, muito embora durante sua vida nenhuma peça sua tenha sido encenada. Em teatro, sabemos, o texto é apenas uma parte do fenômeno. Isso certamente constituiu uma frustração para o dramaturgo. Ainda assim é possível ir além das aparências textuais de suas peças e perceber, por exemplo, que já no início de sua atividade dramatúrgica, quando opta pelo modelo da chamada “comédia burguesa”, nela já insere elementos que a extrapolam visivelmente, para mais adiante atingir formas que escapam totalmente do teatro convencional. Seus códigos expressivos e comportamentais são apenas aparentemente naturalistas, carregando em si uma importante inovação estilística, regada por um discurso de tipo introspectivo e metateatral, podendo ser inscritos na melhor tradição teatral do norte da Europa da época. Tanto assim que, se em pátria ninguém é profeta, está documentado o interesse de Albert Camus pelo teatro sveviano. Nesta comunicação procuraremos apontar algumas características do teatro sveviano que estamos estudando.

PALAVRAS-CHAVE: Italo Svevo, Teatro, Literatura E Teatro, Teatro Italiano

REFERÊNCIAS:

BENUSSI, Cristina. La forma delle forme. Il teatro di Italo Svevo. Trieste: EUT, 2007.

GASPARRO, Rosalba. “Il teatro di Svevo e la Drammaturgia Europea”. In: Italo Svevo scrittore europeo. Cacciaglia e Fava Guzzetta (org). Firenze: Olschki Editore, 1994, p. 99-121.

KEZICH, Tullio. Italo Svevo. In: Teatro Contemporaneo. Mario Verdone (org). Roma: Lucarini Editore, 1981, p. 215-230

QUARANTOTTI-GAMBINI. Un progetto che stava a cuore all’illustre scrittore francese – Camus voleva rappresentare le commedie di Svevo a Parigi, “Il Tempo”, Roma, 13 jan. 1960.

RIMINI, Ruggero. La morte nel salotto. Firenze: Vallecchi, 1974.

SVEVO, Italo. Commedie. Guido Lucchini (org). Roma: Edizioni di Storia e Letteratura, 2011.