Propostas aceitas - XIX Congresso ABPI (outubro 2021)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

La letteratura italiana del Novecento e del Ventunesimo Secolo in dialogo con le altre arti

PROPONENTES:

Fabiano Dalla Bona (UFRJ) - fdbona@gmail.com

Roberta Barni (USP) - rbarni@usp.br

Adriana Iozzi klein (USP) - adriozzi@usp.br

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

SOBRE CALVINO E STEINBERG: A ESCRITURA-DESENHO DE SI MESMA

Adriana Iozzi Klein (docente USP)

Relendo os inúmeros escritos de Italo Calvino dedicados às artes, em especial à pintura, pode-se compreender as razões de sua constante atenção para o mundo visível, para o espaço pictórico como superfície da representação e da narração, para a pintura como “mecanismo do pensamento”. Esses textos quase nunca são escritos críticos sobre a arte, mas investigações, “narrações” em torno dela ou dos artistas, que enfocam a poética do escritor, ou seja, são ocasiões em que reflete sobre a atividade do pintor para, a partir disso, elaborar posições, conclusões, questionamentos sobre seu próprio trabalho.

Ao ressaltar a natureza metalinguística do desenho de Saul Steinberg, um desenho que fala de si mesmo e do próprio eu que desenha, Calvino encontra a ocasião para discutir um dos temas centrais de sua obra, ou seja, a autoconsciência do processo de criação artística e a autorrefencialidade de sua linguagem. O tema é sintetizado, assim, no trabalho artístico do cartunista norte-americano, ao qual  Calvino dedica um interessante ensaio, relacionando sua obra àquela de um poeta como Guido Cavalcanti, “o primeiro a considerar os instrumentos e os gestos da própria atividade como o verdadeiro tema da obra”.

O ensaio repercorre os desenhos de Steinberg seguindo a morfologia dos seus diferentes estilos, das “multiformes inúmeras maneiras de usar penas e lápis e pincéis” até a reaparição das “penas tristes e desanimadas” de Cavalcanti, capazes de “testemunhar em primeira pessoa a transfiguração do artista na prática de sua arte”, isto é, a metamorfose do próprio artista em obra de sua arte.

PALAVRAS-CHAVE: Italo Calvino, Saul Steinberg, Autorreferencialidade, Metalinguagem, Criação Artística

REFERÊNCIAS:

CALVINO, I. La penna in prima persona. In: Una pietra sopra: discorsi di letteratura e società. Torino, Einaudi, 1980.

BELPOLITI, M. L’occhio di Calvino. Torino: Einaudi, 1996.