Propostas aceitas - XIX Congresso ABPI (outubro 2021)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

La letteratura italiana del Novecento e del Ventunesimo Secolo in dialogo con le altre arti

PROPONENTES:

Fabiano Dalla Bona (UFRJ) - fdbona@gmail.com

Roberta Barni (USP) - rbarni@usp.br

Adriana Iozzi klein (USP) - adriozzi@usp.br

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

PALAVRA E IMAGEM. A POESIA VISUAL DO ITALIANO CARLO BELLOLI NO CONTEXTO DAS TENDÊNCIAS CONCRETAS DAS VANGUARDAS BRASILEIRAS

Maria Gloria Vinci (leitora UFRJ)

Objeto deste trabalho é  ressaltar  a experiência artística do poeta, filósofo e crítico literário  italiano  Carlo Belloli.  Com as duas coletâneas de poesias, Parole per la guerra e Testi- poemi murali, publicadas no começo dos anos 40, Belloli antecipava de quase dez anos as experimentações poéticas do suiço Gomringer e dos brasileiros De Campos e Pignatari. Trata-se de textos poéticos que, apesar de manterem  ainda  laços com a tradição futurista,  vão além da poética  paroliberistica típica  de Tommaso Marinetti, mestre  e mentor de Belloli: através de uma desmontagem e remontagem das palavras, a atenção para a organização espacial reservada para elas,  as poesias de Belloli antecipam as modalidades  da nova poética concretista e visualista. A revolução operada por Carlo Belloli modifica a própria noção de poesia, estabelecendo um novo lirismo sem oratória. Com Belloli nascem as linhas brancas, a poesia  define-se como espetáculo semântico-semiológico, como nova civilização da imagem (TERESA SPIGNOLI, La parola si fa spazio, Bologna, 2020, p.74). Mas quem era Carlo Belloli?  De que maneira a trajetória artística e crítica deste vulcânico poeta futurista italiano se entrecruza  com o  Brasil e com as análogas   experimentações  poéticas  que Pignatari, os irmãos De Campos, assim como Gullar e outros, estavam começando  a  realizar  no início dos anos 50? O trabalho proposto pretende elucidar a importância da obra impulsionadora e inspiradora de Carlo Belloli para o movimento poético-artístico concretista, assim como a sua contribuição para uma nova  estética verbo-visual e iconotestual, “conquista e punto di snodo, a partire dal Futurismo, delle avanguardie novecentesche” (CURI, F. La modernità letteraria e la poesia italiana d’avanguardia.  Mimesis: Milano, 2019).

PALAVRAS-CHAVE: Poesia Visual, Estética Verbo-visual, Vanguarda, Literatura Brasileira, Literatura Italiana

REFERÊNCIAS: