Propostas aceitas - XIX Congresso ABPI (outubro 2021)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

Dante Alighieri e outros autores italianos e brasileiros: entre o maravilhoso, o fantástico e o mitológico

PROPONENTES:

Maria Celeste Tommasello Ramos (UNESP - Campus de São José do Rio Preto - SP) - mct.ramos@unesp.br

Ionara Satin (UNESP/Araraquara) - ionarasatin@gmail.com

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

O FEMININO NO CONTO “L’UGEL BEL VERDE” (O PÁSSARO BELVERDE), DE GIOVAN FRANCESCO STRAPAROLA

Eucimara Regina Santana Segundo (mestranda UNESP)

Neste trabalho nos propomos a analisar a figura feminina no Conto “O pássaro Belverde” do escritor renascentista italiano Giovan Francesco Straparola, que foi o pioneiro na literatura ocidental a registrar literariamente o conto maravilhoso como fiaba d’autore. O autor aborda a figura feminina de modo bem peculiar, tanto na narrativa moldura de sua obra-prima “Le piacevoli notti”(1550), quanto em inúmeros dos contos que fazem parte das contações entrelaçadas pela moldura. Nesse conto, objeto de nosso estudo, temos mais uma vez a predominância de ações da poderosa figura feminina que nos são apresentadas por uma narradora. Assim, a protagonista Chiaretta (Clarinha) demonstra-se uma figura ambígua, pois inicialmente transparece uma sabedoria quase profética, mas depois nos surpreende com o silêncio e a submissão aos maus-tratos que sofreu injustamente. São sete as personagens femininas que se destacam, seja pelo dom profético inicialmente (Chiaretta), seja pela inveja e elaboração de um plano maldoso (as duas irmãs de Chiaretta), seja pela maldade de enganar o próprio filho e planejar a morte dos netos (a sogra), seja pela execução de planos malvados (a ama), seja pelo amor caridoso em acolher os trigêmeos (Gordiana) e, finalmente, pela esperteza em capturar o pássaro Belverde e obrigá-lo a encontrar sua família (Serena). Desse modo, teremos como base dos nossos estudos, principalmente, os trabalhos de Warner (1999), de Gallo (2013-2014), de Volobuef (1993) e de Chevalier (2015). Ao final da análise, pretendemos ter enfocado a figura feminina na obra, refletindo sobre sua multiplicidade de faces.

PALAVRAS-CHAVE: Feminino, Maravilhoso, Multiplicidade, Poder

REFERÊNCIAS: