Propostas aceitas - XIX Congresso ABPI (outubro 2021)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

Imparare e insegnare l’italiano: dalla multi/pluriculturalità all’interculturalità

PROPONENTES:

Elisabetta Santoro (USP) - esantoro@usp.br

Paula Garcia de Freitas (UFPR) - paulifreitas@hotmail.com

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

A GASTRONOMIA COMO FATOR DE RECONHECIMENTO IDENTITÁRIO DO APRENDIZ EM UM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM INTERCULTURAL

Jéssica Mahyara Chagas Teixeira (mestranda UFPR)
Paula Garcia de Freitas (docente UFPR)

Este trabalho se propõe a demonstrar a importância do estudo de aspectos gastronômicos das culturas em contato no processo de ensino-aprendizado de línguas estrangeiras sob uma perspectiva intercultural. Acreditamos que estudar uma língua estrangeira seja, antes de tudo, aprender uma nova cultura ao mesmo tempo em que se reconhece na própria. Quando se fala em Itália e culturas italianas, não é possível desconsiderar a importância dos aspectos que fazem da cozinha italiana mundialmente reconhecida e valorizada.

Nessa perspectiva, estudos sobre identidade de Hall (2000) e de Norton (2011) contribuem para a compreensão de um ensino-aprendizado que considere questões identitárias do aprendente, sem supervalorizar a cultura-alvo.

Segundo Ferreira (2011, p. 4), “a gastronomia, enquanto saber e saber-fazer, constitui um dos traços identitários mais relevantes, uma vez que, respeitando variedades e especificidades, é sentida como um património comum”. Além disso, “a cozinha é um ambiente universal em todo o mundo e cozinhar é a tarefa universal da humanidade em todas as culturas e todos os locais” (Seedhous, Heslop e Kharrufa, 2020, p. 2). Os autores sustentam que a comida nos oferece um valioso ponto de entrada e intercâmbio com outras línguas e culturas e que existem conexões íntimas entre linguagem, culinária e cultura. Robbins (2011) afirma que a comida é uma linguagem universal única, pois mesmo quando não entendemos o que a pessoa chama de prato, podemos compreender as imagens, cheiros, sabores e texturas dele. Nesse sentido, nesta apresentação serão expostos diferentes pontos de vista da literatura a respeito da relação língua-cultura-alimentação.

PALAVRAS-CHAVE: gastronomia; ensino de italiano; interculturalidade; identidade.

REFERÊNCIAS:

FERREIRA, M de L. C. As palavras do saber e do sabor: A gastronomia como objecto de descoberta no processo de ensino / aprendizagem do PLE e PL2. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa: 2011. Disponível em:
http://hdl.handle.net/10362/7191. Acesso em: 14 jun 2021.

HALL, S. “Who needs identity?”, em: Gay, P., Evans, J. e Redman, P. (editores). Identity: a reader. P. 15-30. Londres, Sage Publications, 2000.

NORTON,   B.; MCKINNEY,   C.   An   Identity   Approach   to   Second   Language Acquisition.   Em: ATKINSON,   D. Alternative   Approaches   to   Second Language Acquisition. New York: Routledge, 2011.p. 73-94. Disponível em: <http://faculty.educ.ubc.ca/norton/Norton%20&%20McKinney%20in%20Atkinson%202011.pdf>. Acesso em: 14 jun 2021.

ROBBINS, K. (2011, November 16). The language of food. Honest Cooking. Disponível em: https://honestcooking.com/the-language-of-food. Acesso em: 14 jun 2021.

SEEDHOUSE, Paul, HESLOP, P. e KHARRUFA, A. The Linguacuisine Project: A Cooking-based Language Learning Application. The Electronic Journal for English as a Second Language, 05/ 2020. Disponível em: http://www.tesl-ej.org/pdf/ej93/int.pdf Acesso em: 10 maio 2021.