Propostas aceitas - XIX Congresso ABPI (outubro 2021)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

Dante Alighieri e outros autores italianos e brasileiros: entre o maravilhoso, o fantástico e o mitológico

PROPONENTES:

Maria Celeste Tommasello Ramos (UNESP - Campus de São José do Rio Preto - SP) - mct.ramos@unesp.br

Ionara Satin (UNESP/Araraquara) - ionarasatin@gmail.com

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

NOTAS SOBRE UM DANTE E UM CRISTOSFORO LANDINO LATINO-AMERICANOS. HIPÓTESES PARA UM ESTUDO DA RECEPÇÃO E DA CIRCULAÇÃO DO COMENTO SOPRA LA COMEDIA NA AMÉRICA LATINA COLONIAL

Matheus Silva Vieira (doutorando Università degli Studi di Napoli “Federico II”)

Em 30 de agosto de 1481 vem à luz na tipografia de Niccolò di Lorenzo della Magna o Comento Sopra la Comedia de Cristoforo Landino. Essa obra, que constava ainda com as ilustrações de Sandro Botticelli,  fora  a  primeira  edição  comentada  da Divina  Commedia impressa em território florentino. O Comento, como veremos, tornar-se-á, dentro dos quadros dos estudos dantescos, uma das balizas de referência à leitura do poema nos séculos seguintes à sua escrita. Desta feita, esta presente comunicação terá como objetivo analisar os primeiros aportes do Comento Sopra la Comedia de Cristoforo Landino na América Latina colonial, especialmente no Brasil e nos dois primeiros vice-reinados espanhóis: México e Peru. Ao evidenciarmos os comentários de Landino como escopo central da nossa pesquisa, buscaremos investigar não apenas as primeiras circulações da Divina Commedia de Dante Alighieri nesses territórios, mas também interpretar como a escolha de um Dante comentado pode deixar entrever idiossincrasias da tradição cultural, como circulação de livros nas colônias, formação de um público leitor, imposições de padrão de gosto e censura. Como balizas teóricas, utilizaremos os estudos de Carlo Dionisotti (1965), Simon Gilson (2016), Paolo Procaccioli (2016) e Elisa Brilli (2016).

PALAVRAS-CHAVE: América Latina, Dante, Landino, Recepção

REFERÊNCIAS: