Propostas aceitas - XIX Congresso ABPI (outubro 2021)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

As dobraturas poéticas de Dante em D'Annunzio

PROPONENTES:

Flora De Paoli Faria (UFRJ) - paolif@letras.ufrrj.br

Fernanda Gerbis Fellipe Lacerda (UFRJ) - fernandagerbis@gmail.com

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

CHIMERA, DE GABRIELLE D’ANNUNZIO: VISLUMBRES DE ROMA

Maria Lizete dos Santos (docente UFRJ)

Gabrielle D’Annunzio (1864-1938), um dos mais fulgurantes escritores contemporâneos é, sem dúvidas, o primeiro poeta da Itália mo­derna.  O caráter dominante de sua primeira produção poética, apontam seus críticos, é o confronto polêmico com a cultura e a sociedade burguesas, a recusa dos modelos de descrição realística e naturalística e a veemente defesa do valor autônomo e autossuficiente da palavra. Segundo D’Annunzio, o valor artístico do texto deve ser medido por suas características técnicas, formais, evocativas, rítmicas e musicais, e não por seu conteúdo ou pela realidade que expressa. A série de “Romanze” publicada em Chimera (1886) representa um dos resultados mais significativos do seu período “romano”: poesia que repousa seu olhar sobre ambientes mundanos, sobre uma Roma retratada nos parques, nos antigos prédios senhoriais. Um tema típico das “Romanze” é o vagar, o perambular aristocrático pelas ruas da Cidade Eterna, por entre os antigos monumentos. Neste trabalho, pretende-se dar relevo ao estilo dannunziano, caracterizado pelo uso de lexemas raros, por uma rica quantidade de figuras de linguagem e pela pesquisa de figuras de retórica que trazem ritmo ao texto e provocam os sentidos do leitor. Parafraseando o Professor Luiz Edmundo Bouças Coutinho, no exame dos deslizamentos escriturais adotados por Gabrielle D’Annunzio, nossa leitura estará balizada, de um lado, por Mário de Andrade em seu O baile das quatro artes (2012), e, de outro, por Italo Calvino em Le città invisibile.

PALAVRAS-CHAVE: D’Annunzio, Romanze, Roma

REFERÊNCIAS:

ANDRADE, Mario. O baile das quatro artes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.

CALVINO, Italo. Le città invisibili. Milão: Mondadori, 2009.

COUTINHO, L. E. Bouças. “Mascaramentos da cidade: poses da modernização”. In: Lima, R. FERNANDES, R.C.(Orgs).  O imaginário da cidade.  Brasília: Ed. Universidade de Brasília : São Paulo : Imprensa Oficial do Estado, 2000.