Proposta de simpósio para o XIX Congresso ABPI (outubro 2021)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

LÍNGUA(S) E CULTURA(S) DE HERANÇA EM COMUNIDADES DE ORIGEM ITALIANA

PROPONENTES:

Fernanda Ortale (USP) - ortale@usp.br

Karine Marielly Rocha da Cunha (UFPR) - karinemrc@hotmail.com

Giliola Maggio (USP) - gilimaggio@usp.br

RESUMO DA PROPOSTA:

Pesquisas sobre políticas linguísticas apontam que transpor as características do ensino de uma língua estrangeira para o cenário de ensino de uma língua de herança (LH) não é adequado, visto que há especificidades no que diz respeito a materiais didáticos, ferramentas de avaliação, processo de formação de professores e relação entre língua e aprendiz (VAN DEUSEN-SCHOLL, 2003; ENNSER- KANNANEN & KING, 2013). O objetivo deste simpósio é reunir pesquisadores cujos trabalhos tenham como foco o fortalecimento tanto do italiano como herança quanto de outras línguas que nasceram do contato com a língua italiana em núcleos familiares ou em comunidades. As consequências da imigração italiana no Brasil - mais de 4 milhões de pessoas entre 1846 e 1932 – estão presentes por meio da língua e também de manifestações culturais em diversos setores da sociedade brasileira como a gastronomia, a música e a arquitetura. Nesteruk (2010, p. 273) descreve o fenômeno do progressivo abandono do uso das línguas de herança a partir da terceira geração e aponta a necessidade de ações de revitalização linguística, tanto em casa como no ambiente externo. Nesse sentido, o presente simpósio oportuniza a apresentação de diversas realidades de raízes ítalo- brasileiras, com vistas à reflexão sobre pesquisas desenvolvidas nessa área. Além disso, o simpósio representa um espaço para debates sobre línguas e culturas de herança; formação de professores; ensino; discurso; identidade; memória, esquecimento e apagamento; fortalecimento linguístico, políticas linguísticas públicas e familiares. Em relação à formação docente, o simpósio pretende promover um debate sobre a produção de materiais didáticos a partir da realidade em diferentes comunidades de origem italiana. Além de contribuir para fomentar a discussão e a elaboração de ações concretas de revitalização linguística de línguas de herança, o simpósio poderá estimular a possibilidade do diálogo com outros campos de saberes, como a linguística, a sociolinguística, a sociologia, a antropologia, a educação e a história, sobretudo, no tocante a questões identitárias ligadas ao uso (ou não) de uma LH em diferentes contextos. Espera-se que, ao final do encontro, sejam apontados encaminhamentos para atividades futuras com vistas a agregar pesquisadores da área e a difundir trabalhos concluídos e em andamento.

REFERÊNCIAS:

CORRIAS, V. Abrindo caminhos para o italiano língua de herança no Brasil: a formação de professores na perspectiva pós-método. 2019. 240 f. Tese de Doutorado - Língua, Literatura e Cultura Italianas, Universidade de São Paulo,    São Paulo, 2019.

CUNHA, K. M. R.; GABARDO, D. Talian: língua negada e (re)conhecida pelos descendentes vênetos de Curitiba e região metropolitana. Revista X, v.15, n.6, p.840-858, 2020. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/76866/42245.

ENNSER-KANANEN, J.; KING, K. A. Heritage Language and Learning Policy. In: CHAPE (UK): Wiley-Blackwell, 2013.

FORNASIER, R. M. L. A produção de material didático para o ensino de italiano como Língua de Herança na perspectiva Pós-Método. 2018. 202 f. Dissertação de Mestrado - Língua, Literatura e Cultura Italianas, Universidade de São Paulo,  São Paulo, 2018.

FORNASIER, R. M. L.; ORTALE, F.L.; CORRIAS, V. Os aspectos culturais na elaboração de material didático para o ensino de língua de herança: estudo de caso. EntreLínguas, vol. 4, n. 1, p. 81-96, 2018. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/10993

MAGGIO, G.; ORTALE, F. L.; BACCIN, P. G. Identidade e bilinguismo em contexto de núcleo familiar de imigrantes italianos. Revista de Italianística, v.30, p.146-163, 2015. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/italianistica/article/view/116218/113856

MATTOS, T. I., et al . Insumo e autoria na produção de material didático de italiano como língua de herança, Revista de Italianística, v. 36, p. 47-57, 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/italianistica/article/view/153266

NESTERUK, O. Heritage language maintenance and loss among the children of Eastern European immigrants in the USA. Journal of Multilingual and Multicultural Development, v. 31, n. 3, p. 271-286, 2010.

ORTALE, F. et al , Do trabalho voluntário às políticas públicas de revitalização do italiano como herança, in R. F. De Souza, R. Ferreira da Silva (org.) O italiano na esfera Pública brasileira: Relatos, Percursos e Experiências de Ensino e Aprendizagem. Belo Horizonte (MG-Brasile), 2019, p. 145-157. Disponível em: http://www.eiipib.org/wordpress/wp-content/uploads/2019/11/O- italiano-na-esfera-p%C3%BAblica-brasileira.pdf
 
ORTALE, F. L. A formação de uma professora de italiano como língua de herança: o Pós- Método como caminho para uma prática docente de autoria. 162 f. Tese (Livre-docência) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, (2016).

VAN DEUSEN-SCHOLL, N. Towards a Definition of Heritage Language: Sociopolitical and Pedagogical Considerations. Journal of Language, Identity, and Education, v. 2, n. 3, p. 211- 230, 2003.LLE, C. A. (Ed.). The Encyclopedia of Applied Linguistics. Chichester, West Sussex

PALAVRAS-CHAVE:

língua de herança, discurso, identidade, políticas linguísticas