Proposta de simpósio para o XIX Congresso ABPI (outubro 2021)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

Dante Alighieri e outros autores italianos e brasileiros: entre o maravilhoso, o fantástico e o mitológico

PROPONENTES:

Maria Celeste Tommasello Ramos (UNESP - Campus de São José do Rio Preto - SP) - mct.ramos@unesp.br

Ionara Satin (UNESP/Araraquara) - ionarasatin@gmail.com

RESUMO DA PROPOSTA:

Dante Alighieri, em sua obra prima intitulada A divina comédia, criou muitas alegorias por meio da relação com personagens mitológicos da Antiguidade Clássica como Cérbero e Ulisses, por exemplo, transpondo os limites da simbologia original das figuras retomadas e construindo novos significados nesse espaço intraficcional maravilhoso, fantástico ou mitológico, criado por ele ao descrever a peregrinação poética pelos reinos do Aldilà, ou seja, pelo Inferno, Purgatório e Paraíso. Não somente Dante, mas diversos outros escritores, tanto na Literatura italiana quanto na brasileira, criaram obras a partir do imaginário que toca esses espaços, entrelaçando conhecimentos e crenças com discussões que envolvem a cultura, a imaginação, a investigação da realidade e a própria natureza humana. Mesmo antes de Dante e até hoje, a produção literária tem caminhado por essas veredas, explorando os limites e as possibilidades da consciência e do imaginário humanos em contato com o mundo empírico ao redor e com mundos novos engendrados pela própria criatividade, revelando, como dirá Italo Calvino (2004, p. 9), “muitas coisas sobre a interioridade do indivíduo e sobre a simbologia coletiva”. O escritor italiano diz isso ao avaliar a importância do conto fantástico na modernidade, para ele o fantástico diz coisas que se referem diretamente a nós, “embora estejamos menos dispostos a nos deixarmos surpreender por aparições fantasmagóricas, (...) estamos prontos a apreciá-las de outro modo”. Assim, propomos a realização de um simpósio que promova discussões por meio da apresentação de pesquisas na área de estudos literários sobre manifestações do maravilhoso, do fantástico e do mitológico, seja em textos literários compostos por autores italianos ou brasileiros, ou comparados, tendo em vista a acepção mais abrangente proposta por C. Marinho (2009, p. 32) que considera o maravilhoso como “um grande gênero que estende seus tentáculos através dos séculos, justamente porque ele abrange uma diversidade de obras”. Procuraremos pensar nos significados possíveis que a estruturação com base nesse tipo de imaginário, seja individualmente, seja na perspectiva comparada, cria por meio de relações e interpretações a partir das obras estudadas e qual entendimento acrescentam ao contexto no qual elas estão inseridas. Se os tentáculos do maravilhoso se estendem atravessando os séculos, os contextos tocados por eles são inúmeros, por isso a importância de pensarmos também nos novos significados desse imaginário em tempos e espaços diversos. Os ecos dos estudos comparados contribuirão para discutirmos sobre esse prolongamento ao longo dos anos, suas modificações, adaptações e ressignificações.

REFERÊNCIAS:

CALVINO, I. Introdução. In: Contos fantásticos do século XIX: o conto visionário e o conto cotidiano. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

MARINHO, C. Poéticas do maravilhoso no cinema e na literatura. Belo Horizonte: PUC Minas / Autêntica, 2009.

PALAVRAS-CHAVE:

Fantástico; Maravilhoso; Mitológico.