DESTAQUES

XIX Congresso ABPI

Cara colega, caro colega, de acordo com a decisão da última assembleia da ABPI, está previsto que nosso próximo congresso aconteça este ano em Salvador e, como de costume, no final de outubro. Para mantermos esse prazo, deveríamos desde já pensar na organização (simpósios, convidados, programação, inscrições etc.), entretanto, devido à pandemia de Covid-19, a situação continua incerta e, por esse motivo, precisamos decidir como proceder.

Para que a decisão possa representar a Associação, estamos enviando este questionário no qual propomos algumas alternativas. Deixamos também, após cada uma das duas perguntas, um espaço para outras sugestões, caso você queira acrescentar outras que não tenhamos cogitado.

Pedimos que, se possível, nos envie o questionário preenchido até o dia 1 de fevereiro e contamos com a sua importante colaboração!

A diretoria da ABPI (janeiro de 2021)

ABPI 2020

Chegamos ao final deste ano difícil. Os espaços virtuais da ABPI foram fundamentais para criar oportunidades de contato e permanecer unidos, mesmo não podendo nos encontrar presencialmente.

Inauguramos o novo site que, além de promover as iniciativas da Associação e de seus associados, é um portal dos estudos de Italianística no Brasil e nos permitirá chegar a cada vez mais interessados em conhecer e estudar a língua, a literatura e a cultura italianas. Aqui no site da ABPI, há sempre notícias não só sobre a associação e seus sócios, mas também sobre o ensino e a pesquisa na área da Italianística no Brasil e sobre a Itália e o italiano no Brasil e no mundo.

Têm sido regularmente publicadas no site da ABPI notícias, eventos e publicações de associadas e associados, replicados em nossas redes sociais cada vez mais ativas, agora também com a iniciativa #ConosciamociABPI para divulgar o perfil profissional e de pesquisa de quem faz parte da associação.

Foi ainda inaugurada a série de lives “ABPI in rete”, transmitida em nosso canal no Youtube, que em 2020 realizou sete encontros com professores, pesquisadoras e pesquisadores de italianística e que continuará com novos temas em 2021.

Já estamos preparando as iniciativas para o próximo ano e esperamos continuar compartilhando experiências e projetos e que a ABPI possa sempre nos unir.

Boas festas da Diretoria e de toda a equipe da ABPI!

 

“L’insegnamento della letteratura italiana femminile nelle università brasiliane: ieri e oggi"

“L’insegnamento della letteratura italiana femminile nelle università brasiliane: ieri e oggi” é o tema da próxima live da “ABPI in rete”, que acontece nessa sexta-feira, 27 de novembro, às 17h. Participarão do encontro Lucia Wataghin (USP), Patrícia Peterle (UFSC) e Prisca Agustoni (UFJF). A mediação será da Vice-presidente da ABPI, Érica Salatini (UFBA).Participem pelo nosso canal do Youtube  e enviem perguntas durante a live ou antes pelo nosso e-mail!

Ensino de Italiano e tecnologia: didattica a distanza

A série "ABPI in rete" continua na próxima sexta-feira com a live “Ensino de Italiano e tecnologia: didattica a distanza”. Participarão do encontro Paola Baccin (USP), Mariza Silva de Moraes (UFES) e Alessandra Caramori (UFBA). A mediação será da nossa 2a Secretária, Jadirlete Cabral (UFBA). Participe no nosso canal Youtube e envie suas perguntas durante a live ou antes, pelo nosso e-mail!.

Estudos camillerianos no Brasil

Na próxima sexta-feira, dia 30 de outubro, às 17h, acontece mais uma Live da ABPI in rete. Tatiana Fantinatti (UFBA), Relações Públicas da ABPI, recebe Rafael Ferrreira (UFC) e Luciana Nascimento (Estado e Município - RJ) para conversar sobre os "Estudos camillerianos no Brasil". Participem pelo nosso canal do Youtube  e enviem perguntas durante a live ou antes pelo nosso e-mail!

O ensino do italiano nas escolas públicas brasileiras

A série ABPI in rete tem mais uma live na sexta-feira, 23 de outubro às 17h.  Neste encontro, a 1a Secretária da ABPI, Cristiane Landulfo, recebe Daniela Vieira (CIEJA-SP), Neudo Jr (IMPARH Fortaleza) e Paula Freitas (UFPR) para conversar sobre as escolas públicas que ofertam a língua italiana em seu currículo, conhecendo diferentes contextos, as suas propostas e desafios, além de pensar coletivamente meios de democratizar o ensino do italiano no Brasil. A transmissão acontece no canal da ABPI no Youtube.

XX SEMANA DA LÍNGUA ITALIANA NO MUNDO

A XX Semana da língua italiana no mundo acontecerá de 19 a 25 de outubro de 2020 e terá como título “A língua italiana entre palavra e imagem: grafites, ilustrações, quadrinhos”. Sócias e sócios da ABPI que participam podem divulgar suas iniciativas em nosso site. Basta realizar seu login e completar os dados em “Envie seu evento” ou enviar a programação para o nosso e-mail. Confira aqui a lista de eventos já enviados.

LA TRADUZIONE LETTERARIA IN TEMPO DI PANDEMIA

A próxima live “ABPI in rete” acontece nesta sexta-feira, 2 de outubro, às 10h, com o tema: “La traduzione letteraria in tempo di pandemia”. A live contará com a participação de Davi Pessoa (UERJ) e Maurício Santana Dias (USP) e será mediada por Gesualdo Maffia, tesoureiro da ABPI. O tema “tradução e pandemia” será abordado a partir, em especial, de duas obras: “Nel contagio” de Paolo Giordano (“No contágio”, ed. Ayine, 2020), cujo tradutor para a versão brasileira é Davi Pessoa, e uma seleção de novelas do “Decameron” de Boccaccio (ed. Cosac & Naify, 2013), traduzidas por Maurício Santana Dias. Participem pelo nosso canal do Youtube e enviem perguntas antes ou durante a live pelo nosso e-mail!

Insegnare lingua e letteratura italiana nelle università brasiliane ai tempi della pandemia: sfide esperienze e riflessione

Na próxima sexta-feira, dia 25 de setembro, às 16h, mais uma Live da ABPI in rete, com o tema: "Insegnare lingua e letteratura italiana nelle università brasiliane ai tempi della pandemia: sfide esperienze e riflessioni". Participem pelo nosso canal do Youtube (www.youtube.com/ABPIonline) e enviem perguntas durante a live ou antes pelo nosso e-mail ou no nosso evento no Facebook (https://fb.me/e/4FQfq8O0Z)!

UM SITE PARA A ABPI: UM NOVO PONTO DE ENCONTRO PARA A ITALIANÍSTICA NO BRASIL...

A ABPI comemora seus 40 anos com um site novo e interativo, que traz informações sobre universidades, escolas e cursos de italiano no Brasil, pesquisas e publicações em italianística, eventos na área e muito mais. As informações em todas as seções do site aguardam agora a participação de associadas e associados. Nós começamos, mas precisamos de vocês para continuar! A ABPI dá, assim, mais um passo para aprofundar seu papel de integrar estudantes, professores e pesquisadores de língua, literatura e cultura italianas.

Com o lançamento do site, se inicia também a campanha de filiação 2020, com descontos especiais para estudantes e professores da rede pública. Vá agora à seção “Associe-se” e veja como fazer parte da ABPI!



Exibindo de 1 a 10, de um total de 11 registros