DESTAQUES

GRAMÁTICA DO ITALIANO CONTEMPORÂNEO PARA BRASILEIROS

Foi publicada pela EDUSP a "Gramática do italiano contemporâneo para brasileiros", de Paola Baccin, obra essencial para a nossa área. A proposta deste livro é a de ajudar o estudante brasileiro a compreender os elementos linguísticos apresentados durante um curso de italiano, do nível inicial ao nível avançado, organizando os temas, analisando-os e relacionando-os com o português. Espera-se que esta gramática também acompanhe o estudante como obra de consulta no decorrer de sua vida. Completa o volume um glossário italiano-português da terminologia gramatical e a bibliografia consultada e de referência.

Para mais informações sobre o livro, clique aqui

 

Buone Feste!

Adeus a Alberto Asor Rosa

Compartilhamos a tristeza pelo falecimento do Professor Alberto Asor Rosa que une todos aqueles de quem foi mestre e ponto de referência. Entre os mais conceituados estudiosos e professores da história da literatura italiana dos últimos cinquenta anos, formou gerações de pesquisadoras e pesquisadores, transmitindo sua paixão pela crítica militante e sempre compartilhando suas reflexões sobre o papel dos intelectuais e da literatura como ferramenta de enriquecimento da vida humana e um estímulo para a mudança social. Ficam conosco suas obras inesquecíveis e a lembrança de suas aulas e conferências, que tivemos a honra e o prazer de ouvir também aqui no Brasil.

Cerimônia de Premiação da 12ª edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques

Foi realizada no dia 25 de novembro de 2022 a cerimônia de premiação da 12ª edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, da Fundação Carlos Chagas. Entre os premiados, o projeto "@meninasemulheresnaliteratura: escrita diaspórica em língua italiana, conexão de redes, de saberes e formação docente", coordenado pelas colegas e sócias da ABPI Paula Freitas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Cristiane Landulfo da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que envolveu estudantes das duas instituições e promoveu a reflexão sobre temas muito relevantes para a contemporaneidade. A ABPI parabeniza as colegas e deseja longa vida ao projeto!

"L'italiano nelle università brasiliane" - UFMG e UFPR

#ABPIinRete continuará com a segunda live do ciclo “L’italiano nelle università brasiliane”, que se realizará no dia 4 de novembro, às 16h. Nesse segundo encontro da série serão apresentados os cursos de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os colegas Evandro Landulfo Teixeira Paradela Cunha e Lucia Ferrari da UFMG e Karine Marielly Rocha da Cunha e Luiz Ernani Fritoli da UFPR nos contarão como estão estruturados os cursos de graduação de suas instituições, como são ensinadas a língua e a literatura italianas, qual é o perfil dos estudantes e quais são as principais atividades às quais os graduados se dedicam durante e depois de concluir o curso.

A live será transmitida no seguinte link. Ativem a notificação!

SÉTIMO ENCONTRO DO #CLUBDELLIBROABPI

A próxima reunião do #ClubDelLibroABPI será em 29 de outubro (sábado), das 16:00 às 18:00. O livro escolhido pela maioria é "Accabadora", de Michela Murgia (Einaudi, 2009), disponível na IBS e outras livrarias online.

#ClubDelLibroABPI é aberto a todas as sócias e a todos os sócios da ABPI. Para se inscrever basta clicar aqui. Esperamos vocês!

Os encontros do #ClubDelLibroABPI acontecerão aproximadamente a cada dois meses e, ao final de cada encontro, escolheremos juntos o livro e a data sucessivos. Sugestões de livros podem ser enviadas ao e-mail abpi@abpionline.com.br.

+LibriABPI | Controcanone

Na quinta-feira, 22 de setembro, às 14:30, acontecerá a terceira live do ciclo +LibriABPI, que tratará do livro Controcanone. O encontro será uma conversa com o autor Johnny L. Bertolio para discutir o livro, um suporte para o ensino de literatura italiana nas escolas que reequilibra a presença feminina, geralmente deficitária nos manuais. A moderação será de Érica Salatini e Gesualdo Maffia. 

Marquem a data na agenda e ativem a notificação no canal YouTube da ABPI. Será sorteado um exemplar do livro entre os participantes que estiverem acompanhando a live do Brasil!

Adeus a Luca Serianni

É com profundo pesar que a ABPI comunica às sócias e aos sócios o falecimento de Luca Serianni. Grande professor e linguista, dedicou sua vida a analisar e examinar a língua italiana, concentrando-se sobretudo no léxico e na gramática, frequentemente a partir da perspectiva da linguística histórica, como evidenciam suas inúmeras obras, incluindo a Grammatica Italiana, publicada em 1988 e reimpressa várias vezes, Storia della lingua italiana, organizada com Pietro Trifone e publicada em 1993, e seu último livro, Parola di Dante, lançado em 2021.

Além de sua incansável dedicação aos estudos linguísticos, o professor emérito da Sapienza também trabalhou para difundir a língua italiana fora da Itália. Entre as iniciativas de que fez parte, agradecemos o privilégio de tê-lo tido como convidado no XIX Congresso da ABPI, no qual realizou a conferência de abertura intitulada “Dante e l’italiano di oggi”. Serianni será lembrado como um dos mais influentes linguistas italianos e como um professor exemplar que contribuiu para a formação de gerações de linguistas e professores na Itália e no exterior.

interrupção +LIBRIABPI | LA PIOGGIA DEI COGNOMI

Infelizmente tivemos que interromper a transmissão da nossa live pois ocorreram problemas técnicos no Youtube Brasil sem nenhuma previsão de uma possível solução. Em breve teremos uma nova data para nosso encontro sobre o livro "La pioggia dei cognomi" que aborda a questão da atribuição do sobrenome de ambos os pais na lei italiana. Agradecemos às nossas convidadas Manuela Magalhães e Susanna Schivo que estiveram hoje connosco para apresentar o projeto e o livro e que voltam em breve para falar sobre eles.

+LibriABPI | La pioggia dei cognomi

Na sexta-feira, 15 de julho, às 15:00, acontecerá a terceira live do ciclo +LibriABPI, que tratará do livro La pioggia dei cognomi. Participarão do encontro as autoras Manuela Magalhães e Susanna Schivo. A moderação será feita por Jadirlete Lopes Cabral (UFBA). 

Manuela Magalhães desenvolve projetos nas áreas linguística e pedagógica, é professora na Universidade de Gênova, Leitora na Universidade de Parma, tradutora e autora de publicações, inclusive para crianças, sobre questões linguísticas e interculturais. Foi, juntamente com o marido e o filho, parte recorrente no julgamento em que se levantou a questão de legitimidade constitucional, decidida com a sentença do Tribunal Constitucional n. 286/2016. Susanna Schivo é advogada civil do Tribunal de Gênova, especialista em direito de família e direito pessoal, também profissionalmente ativa no estudo de questões de gênero. Alegou a inconstitucionalidade do dispositivo declarado ilegítimo pelo Tribunal Constitucional com a sentença n. 286/2016 e patrocinou a família no julgamento relativo.

A live será transmitida no seguinte link.



Exibindo de 21 a 30, de um total de 61 registros