DESTAQUES

+LIBRIABPI | "Raízes feministas em tradução: italiano". TRADURRE LE ORIGINI DEL FEMMINISMO DAL XII AL XIX SECOLO. VOCI DI DONNE CHE LA SAPEVANO LUNGA.

Na quinta-feira, 7 de julho, às 18:00, acontecerá a segunda live do ciclo +LibriABPI, que tratará do livro Raízes feministas em tradução: italiano. Participarão do encontro Ana Maria Chiarini (UFMG) e Karine Simoni (UFSC), duas das organizadoras da obra, e Luisa Souto, editora da Edições Câmara (Brasília). Discutiremos o tema “Tradurre le origini del femminismo dal XIII al XIX secolo. Voci di donne che la sapevano lunga”. 

Marquem a data na agenda e ativem a notificação no canal YouTube da ABPISerão sorteados três exemplares físicos do livro entre os participantes! 

"L'italiano nelle università brasiliane" - UFC e UFRGS

#ABPIinRete continuará com a primeira live do ciclo “L’italiano nelle università brasiliane”, que se realizará no dia 27 de maio, às 16h. Nesse primeiro encontro da série serão apresentados os cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os colegas Fernanda Muller e Yuri Brunello da UFC e Aline Fogaça e Gisele Bosquesi da UFRGS nos contarão como estão estruturados os cursos de graduação de suas instituições, como são ensinadas a língua e a literatura italianas, qual é o perfil dos estudantes e quais são as principais atividades às quais os graduados se dedicam depois de concluir o curso.

É possível acessar a live clicando no seguinte link.

 

+LIBRIABPI | ITALIANO A PORTATA DI MANO: PRESUPPOSTI TEORICI E SCELTE DIDATTICHE DI UN MANUALE PER BRASILIANI

Na sexta-feira, 29 de abril, às 17:00, acontecerá a primeira live do ciclo +LibriABPI, intitulada “Italiano a portata di mano: presupposti teorici e scelte didattiche di un manuale per brasiliani”. Fernanda Pereira da Cruz falará de seu livro Italiano a portata di mano, ilustrando os aspectos que orientaram a produção de seu livro.

A mediação será de Patrizia Cavallo, responsável pela revisão do manual. Durante o encontro serão sorteados entre os presentes um exemplar do volume 1 e um do volume 2.

É possível acessar a live clicando no seguinte link

Buona Pasqua!

SEXTO ENCONTRO DO #CLUBDELLIBROABPI

A próxima reunião do #ClubDelLibroABPI será em 17 de junho (sexta-feira), novamente das 17:00 às 19:00. O livro escolhido pela maioria é “La letteratura ci salverà dall'estinzione” de Carla Benedetti, disponível na IBS e outras livrarias online.

#ClubDelLibroABPI é aberto a todas as sócias e a todos os sócios da ABPI. Para se inscrever basta clicar aqui. Esperamos vocês!

Os encontros do #ClubDelLibroABPI acontecerão aproximadamente a cada dois meses e, ao final de cada encontro, escolheremos juntos o livro e a data sucessivos. Sugestões de livros podem ser enviadas ao e-mail abpi@abpionline.com.br.

WEBINAR PER INSEGNANTI DI ITALIANO LS IN BRASILE

A editora ORNIMI em colaboração com a ABPI organiza um webinar para o dia 19 de fevereiro, das 15 às 17h sobre os temas: Percorso Cils B1 Cittadinanza: consigli pratici per preparare i nostri studenti (Emanuela Paciotti) e Insegnare la lingua italiana attraverso la cultura e la civiltà: le strategie didattiche e i contenuti del nuovo manuale Italia Sempre A2-B1 (Andreina Sgaglione).

O webinar é aberto somente para sócias e sócios da ABPI. Depois das apresentações, serão sorteadas duas pessoas: a primeira ganhará uma cópia grátis de Percorso Cils B1 Cittadinanza e a segunda uma cópia grátis de Italia Sempre A2-B1. Todo os participantes terão um desconto de 15% nas obras.

As inscrições estarão abertas até 16 de fevereiro e devem ser realizadas nesse link.

Buone Feste!

 

Publicação dos trabalhos do XIX Congresso da ABPI

Como nas últimas edições dos congressos, por decisão da assembleia da(o)s sócia(o)s de 2021, uma seleção dos trabalhos do XIX Congresso da ABPI será publicada na Revista de Italianística.

O prazo final para a submissão dos manuscritos será 04/04/2022.

Para maiores informações sobre o formato das contribuições, remetemos às normas de submissão da revista.

Com base nas respostas ao formulário, preenchido por aquela(e)s que pretendem submeter seu(s) artigo(s), serão organizados os números da revista.

Quarto encontro do #ClubDelLibroABPI

Dia 3 de dezembro teremos nosso último evento do ano: o quarto encontro do #ClubDelLibroABPI !

Será como sempre na sexta-feira, das 17h às 19h, e o livro escolhido pela maioria é “Giochi di Mano” di Manuela Lunati, disponível na IBS e outras livrarias online.

O #ClubDelLibroABPI é aberto a todas as sócias e a todos os sócios da ABPI. Para se inscrever no quarto encontro clique aqui.

Envie suas propostas de livros para a votação de 3 de dezembro! Decidiremos juntos qual será o próximo livro. 



Exibindo de 31 a 40, de um total de 61 registros