DESTAQUES

#ABPIconvida

Caros e caras colegas,

Com imensa alegria, gostaríamos de convidá-los a acompanhar a primeira live com as integrantes da nova diretoria da ABPI, biênio 2024-2026.

O evento será no dia 14/03, das 19h às 20h, pelo canal do YouTube da Associação. 

Nesse dia, além da apresentação das professoras que integram a nova gestão, (re) afirmaremos as propostas que elegeram a nova diretoria e divulgaremos os próximos evento que serão promovidos pela ABPI, confirmados já para o primeiro semestre de 2024.

E mais! Durante a live, todos os sócios poderão participar do sorteio de dois livros da Edilingua. Por isso, confira se sua anuidade está em dia e não deixe de concorrer!


Esperamos por vocês, 

Paula Garcia de Freitas
Presidenta ABPI

Nova diretoria da ABPI é eleita durante o XX Congresso

De 7 a 10 de novembro de 2023, aconteceu o XX Congresso da ABPI “Transformações, hibridações e (re)definições em curso na língua, na literatura e na cultura italianas”. O evento ocorreu nas dependências da UFBA e contou com importantes diálogos acadêmicos, favorecendo a divulgação das pesquisas desenvolvidas na área de Italianística no Brasil e em outros países, sem renunciar a momentos de descontração ricos de música, teatro e arte na linda cidade de Salvador. Participaram convidadas e convidados que, com suas excelentes falas, promoveram discussões sobre os rumos da língua e da literatura italiana e levantaram reflexões sobre seu ensino e sua tradução no Brasil. Os dez simpósios temáticos e a seção de comunicações individuais também foram espaços de importantes trocas. 

Durante o XX Congresso, foi eleita a nova diretoria da ABPI, que tomará posse no primeiro dia útil de 2024 e é assim composta: Presidenta: Paula Garcia de Freitas; Vice-Presidenta: Luciane do Nascimento Spadotto; 1ª Secretária: Clara Casagrande; 2ª Secretária: Mariana Búrigo De Menech; Tesoureira: Amanda Bruno de Mello; Relações Públicas: Elisabetta Santoro. Desejamos à nova diretoria uma jornada de união, inovação e conquistas e aproveitamos para agradecer a todas as pessoas que contribuíram para o sucesso do XX Congresso da ABPI. Nos vemos no XXI Congresso! Logo, a nova diretoria divulgará mais informações.

Na foto, integrantes da atual e da nova diretoria da ABPI no encerramento do XX Congresso.

REVISTA DE ITALIANÍSTICA ABRE CHAMADA PARA EDIÇÕES DE 2024

Revista de Italianística abre a chamada para as edições de 2024. Serão recebidos artigos inéditos sobre temas de língua, literatura e cultura italianas e áreas afins. Será dada prioridade aos textos, escritos em italiano ou português, resultantes de trabalhos apresentados no XX Congresso da ABPI, ocorrido em novembro de 2023. 

Os artigos deverão ser submetidos exclusivamente por meio da plataforma OJS. Deverão ser rigorosamente respeitadas as orientações para as submissões, que podem ser consultads no link: https://www.revistas.usp.br/italianistica/about/submissions

Data final para envio de propostas: 8 de abril de 2024.

Estimativa de publicação: dezembro de 2024.

1a Edição do Prêmio ABPI de Teses "Gina Galeffi"

No dia 10 de novembro, durante o XX Congresso da ABPI, houve a proclamação das teses vencedoras da primeira edição do Prêmio ABPI de Teses "Gina Galeffi". Na categoria “Estudos Linguísticos”,  o prêmio foi para a Luciane Nascimento Spadotto, com sua tese intitulada O desenvolvimento da competência pragmática no ensino-aprendizagem de italiano a brasileiros: o ato de fala do pedido de desculpas para avaliar os efeitos da instrução explícita e implícita, orientada pela Profa. Dra. Elisabetta Santoro e defendida no PPG de Língua, Literatura e Cultura italianas da Universidade de São Paulo. Na categoria “Estudos Literários”,  a primeira colocada foi Amanda Bruno de Mello, com a tese Dramaturgia da tradução: construção dramatúrgica nas traduções brasileiras das peças de Franca Rame e Dario Fo disponíveis no acervo da SBAT, orientada pela Profa. Dra. Anna Palma e defendida no PPG em Estudos Literários da Universidade Federal de Minas Gerais. [texto completo]

LIVES | Plenárias do XX Congresso da ABPI

As mesas-redondas do XX Congresso da ABPI estão sendo transmitidas em tempo real pelo Instagram. Para acompanhar as lives, siga o perfil da ABPI no Instagram. Em breve as gravações estarão disponíveis também em nosso canal do Youtube

NONO ENCONTRO DO #CLUBDELLIBROABPI

O nono #ClubDelLibroABPI será na sexta-feira, 15 de setembro, das 17h às 19h aproximadamente e o encontro será realizado na plataforma Zoom para associadas e associados da ABPI previamente inscritos. Durante a próxima reunião poderemos decidir se estabeleceremos horários e datas fixas para as próximas edições.

Para o encontro 9, foi selecionado a partir de uma enquete o livro “Il nome della rosa”, de Umberto Eco. Para se inscrever, basta preencher este formulario com seus dados.

Propostas de livros podem ser enviadas para abpi@abpionline.com.br.

Enquete #ClubDelLibroABPI

As reuniões do #ClubeDelLibroABPI são realizadas aproximadamente a cada dois meses e anunciadas com antecedência para permitir que todas(os) leiam o livro escolhido. Normalmente, o livro e a data da próxima edição são decididos no final do encontro por quem estiver participando, mas desta vez pensamos em tentar fazer diferente para permitir que outros também participem. Criamos um formulário para decidir o livro e a data da próxima reunião. Será possível responder a enquete até o dia 5 de agosto, clicando neste link. Responda e participe você também!

XX Congresso da ABPI

Falta muito pouco para o início do XX Congresso da ABPI Transformações, hibridações e (re)definições em curso na língua, na literatura e na cultura italiana, que acontecerá em Salvador, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), de 7 a 10 de novembro de 2023. Veja em nosso site a programação completa do evento: há os detalhes da abertura, das mesas redondas, dos simpósios (com os resumos das comunicações) e também das atividades culturais.

Há ainda um guia, produzido especialmente para o evento pelos estudantes do curso "Produções de Textos em língua italiana" da UFBA, com a coordenação da Profª Alessandra Caramori, para poder aproveitar da melhor maneira possível a estadia em Salvador.  Em breve, enviaremos também os links para cada atividade e para cada um dos simpósios para quem apresentará remotamente e quem, mesmo sem estar em Salvador, quiser acompanhar o evento.

Prêmio ABPI de Teses "Gina Galeffi"

A ABPI, em homenagem à sua fundadora, a Profa. Dra. Gina Magnavita Galeffi, lança o “Prêmio ABPI de Teses Gina Galeffi”. Serão premiadas duas teses inéditas da área da Italianística - uma no âmbito dos estudos linguísticos e outra no âmbito dos estudos literários.

As teses que podem concorrer ao prêmio deverão ser originais, resultantes de pesquisa acadêmica no âmbito da Italianística e defendidas entre janeiro de 2021 e dezembro de 2022. Serão aceitos somente trabalhos escritos por autoras(es) associadas(os) à ABPI e com as anuidades em dia.

Os autores premiados terão suas teses publicadas pela editora Nova Alexandria, que incluirá os trabalhos publicados na série Teses e dissertações da coleção Estudos italianos. A publicação dos trabalhos será financiada pela ABPI em parceria com o Instituto Italiano de Cultura (IIC) de São Paulo.

Para ver como participar, confira o edital completo.

As inscrições deverão ser realizadas até as 23h59 do dia 15/06/2023 utilizando o formulário acessível aqui. A divulgação dos resultados e a premiação ocorrerão durante o XX Congresso da ABPI, em Salvador, de 7 a 10 de novembro de 2023.

Convocatórias Assembleias Gerais Extraordinárias

Caras sócias, caros sócios,

confira nos links abaixo as convocatórias para duas Assembleias Gerais Extraordinárias, a serem realizadas em modalidade remota, pela plataforma Zoom, no próximo dia 19 de maio (sexta-feira). Esclareço que a necessidade de realizar duas assembleias no mesmo dia se deve ao fato de que a segunda terá como pauta a proposta de alterações do Estatuto da ABPI, o que faz necessário que seja convocada exclusivamente para esse fim. Detalhes sobre as alterações no Estatuto podem ser encontrados na convocatória.

Primeira Assembleia Geral Extraordinária: primeira convocação às 15h30 com 2/3 dos sócios; segunda convocação às 16h com qualquer número de presentes.

Segunda Assembleia Geral Extraordinária: primeira convocação às 16h15 com 2/3 dos sócios; segunda convocação às 16h45 com qualquer número de presentes.

Contamos com sua presença e ficamos à disposição, caso sejam necessários esclarecimentos.

Elisabetta Santoro - Presidenta da ABPI

Convocatória 1a Assembleia Geral Extraordinária

Convocatória 2a Assembleia Geral Extraordinária



Exibindo de 1 a 10, de um total de 61 registros