DESTAQUES

XX Congresso da ABPI: divulgação dos simpósios aprovados

Prezados/as sócios/sócias,

Informamos que a lista de simpósios será divulgada na segunda feira, dia 24 de abril.

Confira ao lado a tabela atualizada com as principais datas do XX Congresso da ABPI. 

OITAVO ENCONTRO DO #CLUBDELLIBROABPI

No sétimo encontro do #ClubDelLibroABPI, os presentes decidiram juntos que a próxima reunião será em 9 de junho (sexta-feira), das 17:00 às 19:00. O livro escolhido pela maioria é “Lessico Famigliare” de Natalia Ginzburg, disponível na IBS e em outras livrarias online. O romance, vencedor do Premio Strega em 1963, conta a história de uma família judia e antifascista em Torino, entre os anos 1930 e 1950, a partir de lembranças que passam por frases e expressões da convivência familiar. 

O #ClubDelLibroABPI é aberto a todas as sócias e a todos os sócios da ABPI. Para se inscrever basta clicar aqui. Esperamos vocês!

Os encontros do #ClubDelLibroABPI acontecerão aproximadamente a cada dois meses e, ao final de cada encontro, escolheremos juntos o livro e a data sucessivos. Sugestões de livros podem ser enviadas ao e-mail abpi@abpionline.com.br.

 

Prazo final para o envio de propostas de simpósio

Lembramos que o prazo final para o envio de propostas de simpósio para o XX Congresso dell’ABPI é 12 de abril.

Se estiver interessada ou interessado em coordenar um simpósio, envie sua proposta com os dados de coordenadoras/coordenadores no seguinte formulário.

Veja todas as datas importantes do XX Congresso da ABPI na tabela ao lado. 

Para reler a call completa, clique aqui

SÉTIMO ENCONTRO DO #CLUBDELLIBROABPI

O #ClubDelLibroABPI está de volta! Para o encontro (7) foi selecionado no último encontro o livro “Accabadora” de Michela Murgia. A reunião estava marcada para o ano passado, mas motivos de força maior nos obrigaram a adiá-la. Vamos recuperar agora o atraso e com uma presença excepcional: nosso colega e amigo Mauro Porru será nosso convidado e mediará o debate sobre o livro.

O #ClubDelLibroABPI será quinta-feira, 30 de março, das 18h até aproximadamente 19h30 e o encontro será realizado na plataforma Zoom para sócias e sócios da ABPI previamente inscritos. Na próxima reunião, poderemos decidir se estabelecemos horários e datas fixas para as próximas edições. Se você deseja se inscrever no próximo #ClubDelLibroABPI, preencha este formulário.

Um pouco antes da data, um e-mail será enviado a você com o link para acessar a reunião. Se não chegar, nos avise! Ah, e mande também suas sugestões para as próximas edições! No dia 30 de março decidiremos juntos qual será nossa próxima leitura!

XX Congresso da ABPI: resultados do questionário

Sobre os minicursos, que seriam na modalidade remota na semana anterior ao congresso, a maioria das respostas apontou a intenção de participar (84,4%), enquanto 13,5% responderam que pretendem propor o oferecimento de um minicurso. Entre os temas de interesse mais citados, estão os seguintes: literatura italiana contemporânea, tradução e novas tecnologias no ensino de língua italiana. Os temas foram anotados para planejarmos a programação.  

Por fim, sobre os simpósios, que nesta edição do congresso, como nas anteriores, poderão, em princípio, ser propostos por ao menos dois doutores de instituições diferentes, 33,3% afirmaram que gostariam de enviar propostas.

Divulgaremos quanto antes a chamada para simpósios e minicursos.

XX Congresso da ABPI: resultados do questionário

Na questão que pedia sugestão para convidadas(os), recebemos algumas indicações, embora poucas respostas tenham dado detalhes sobre a especialidade do nome proposto e/ou a existência de contatos ou convênios universitários que possam facilitar o convite. A diretoria agradece as sugestões e levará em conta, em especial, os nomes que receberam mais indicações, tentando viabilizar a vinda de colegas de diferentes áreas.

 

XX Congresso da ABPI: resultados do questionário

Queremos agradecer a todas e todos que responderam ao questionário sobre o próximo Congresso da ABPI. Recebemos aproximadamente 100 respostas, que nos ajudarão muito na organização do evento, porque nos permitiram conhecer um pouco melhor preferências e expectativas da(o)s associada(o)s. 

Despedida à Professora Emérita da UFRJ Helena Parente Cunha

A ABPI acaba de receber a notícia do falecimento de Helena Parente Cunha, professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e se une à tristeza da Faculdade de Letras, na qual a professora atuou, contribuindo muito para os estudos italianos. A ela, nossos agradecimentos. À família e aos amigos, nossa solidariedade.

Nota da Faculdade de Letras da UFRJ

Algumas perguntas sobre o XX Congresso da ABPI

Ao final do primeiro mês de 2023, já estamos a todo vapor na organização do Congresso da ABPI deste ano.

O congresso finalmente voltará a ser presencial (esperamos que dê tudo certo!) e, como vocês certamente se lembram, será realizado em Salvador, cidade onde nasceu a ABPI! Por motivos diversos, as datas terão de ser um pouco adiadas em relação ao que temos feito nos últimos anos e a previsão é que se realize de 7 a 10 de novembro.

Antes de tomar algumas decisões importantes, gostaríamos de saber a opinião de nossas sócias e sócios sobre algumas questões e por isso preparámos um pequeno questionário (acessível clicando aqui) com questões sobre estes cinco pontos:

(1) TEMA(S) DO CONGRESSO; (2) HORÁRIO; (3) HÓSPEDES; (4) MINI-CURSOS; (5) SIMPÓSIOS.

Todas as respostas que chegarem até 15 de fevereiro nos ajudarão a definir os próximos passos!

Maestro. Per Luca Serianni

O projeto «Le belle parole» nasce do desejo de contrastar o uso cada vez mais generalizado de palavras hostis e violentas na comunicação oral e escrita, na privada e na pública, na real e na virtual. Palavras violentas ofendem, dividem, ferem; belas palavras pelo contrário unem, comovem, aquecem o coração. Cada volume reúne escritos de diferentes autores e é dedicado a uma única palavra. Depois de "Luce", que iniciou o projeto, e "Virtù", a palavra escolhida é "Maestro". Desta vez, o volume é inteiramente dedicado a Luca Serianni, que foi levado para sempre por um trágico acidente de carro. Lembranças e testemunhos que com carinho, gratidão e infinito pesar contam um grande Mestre de estudos e de vida.



Exibindo de 11 a 20, de um total de 61 registros