PROGRAMAÇÃO - 26/10 TERÇA-FEIRA - SIMPÓSIOS 4

COORDENADORAS/COORDINATRICI: Fernanda Ortale (USP); Karine Marielly Rocha da Cunha (UFPR) e Giliola Maggio (USP)

Mesa/Sessione 2 - 16h30-18h30

Mediação/Moderazione: Giliola Maggio

- Interferências do Português Brasileiro no Talian paranaense

Luciana Lanhi Balthazar (docente UFPR)

- Contribuição italiana para a formação do campo literário, artístico-cultural de Londrina e região

Marcia Rorato (docente UEL)

- A cultura de herança italiana na UFSM - um primeiro olhar para o contexto de ensino de língua italiana

Marlon da Fonseca MISCENO Araujo (mestrando UFSM)

- Os dialetos italianos na demarcação de fronteiras identitárias nos periódicos Il Pasquino Coloniale e Il Moscone (1911-1930)

Rafael Cesar Cabral Scabin (doutorando USP)

COORDENADORAS/COORDINATRICI: Jadirlete Cabral (UFBA) e Mariza Moraes (UFES)

Mesa/Sessione 2 - 16h30-18h30

Mediação/Moderazione: Jadirlete Cabral

- AS PERCEPÇÕES DE ALUNOS DE ITALIANO SOBRE O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO REMOTO SÍNCRONO NO FIVU

Fernanda Silva Veloso (docente UFPR); Bárbara Vaini (graduanda UFPR); Brígida Adele Menegatti (mestranda UFPR); Marcio Rivabem Winheski (graduando UFPR)

- I VIDEOCORSI PER L’INSEGNAMENTO DELL’ITALIANO L2/LS: LINGUA, INTERAZIONE E ASPETTI DIDATTICI

Roberta Ferroni (docente USP); Franco Pauletto (docente Stockholms Universitet)

- ROLE PLAY E RECURSOS VIRTUAIS: TRANSFORMANDO A INTERNET EM CONTEXTO REALÍSTICO PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA (UMA PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO)

Sulamita Maria Mattos da Costa (doutoranda USP)

- LE POTENZIALITÀ DELLE RISORSE ONLINE NELL’INSEGNAMENTO-APPRENDIMENTO DELL’ITALIANO L2/LS

Willi Ferrari (docente Iberoitálica)

COORDENADORAS/COORDINATRICI: Cristiane Landulfo (UFBA) e Daniela Aparecida Vieira - Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) Perus I - São Paulo-SP

Mesa/Sessione 4 - 16h30-18h30

Mediação/Moderazione: Cristiane Landulfo

- LITERATURA AFRO-ITALIANA PARA A TERCEIRA IDADE: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS

Daniela Bunn (docente UFSC); Agnes Ghisi (mestranda UFSC

- O LÚDICO E O ENSINO DE ITALIANO EM UM CONTEXTO DE ACOLHIMENTO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO PESSOAL E DOCENTE

Helena Bressan Carminati (doutoranda UFSC); Daniela Bunn (docente UFSC)

- ITALIANO PER TUTTI – ITALYEN POU TOUT MOUN – ITALIANO PARA TODOS: A APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS COMO DIREITO DE TODAS AS PESSOAS

Daniela Aparecida Vieira (doutora USP/CIEJA)

- #ITALIANOPERTUTTI/#ITALIANOPARATOD@S: EM DEFESA DA DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO PLURILÍNGUE NO BRASIL

Cristiane Landulfo (docente UFBA); Daniela Vieira (doutora USP/CIEJA)

COORDENADORAS/COORDINATRICI: Flora de Paoli Faria (UFRJ) e Fernanda Gerbis Fellipe Lacerda (UFRJ)

Mesa/Sessione 2 - 16h30-18h30

Mediação/Moderazione: Fernanda Gerbis Fellipe Lacerda

- A CALÁBRIA NO PARAÍSO: UM CAMINHO DE DANTE A D’ANNUNZIO

Annita Gullo (docente UFRJ)

- CHIMERA, DE GABRIELLE D’ANNUNZIO: VISLUMBRES DE ROMA

Maria Lizete dos Santos (docente UFRJ)

- O VIVER INIMITÁVEL DE D’ANNUNZIO: ESTUDO DA ESTÉTICA DECADENTISTA EM IL PIACERE

Claudia Fátima Martins (docente UFRJ)

- A FIGURA FEMININA: DA MULHER ANJO À MULHER FATAL – DE DANTE ALIGHIERI A GABRIELE D’ANNUNZIO

Carlos da Silva Sobral (docente UFRJ)

- AS ARTIMANHAS DISCURSIVAS DE MACHIAVELLI A D’ANNUNZIO

Priscilla Nogueira da Rocha (docente UFRJ)

Vídeo-pôsteres (graduandas):

- DANTE NO IMAGINÁRIO DE GUIDO GOZZANO: UMA SUGESTÃO DANNUNZIANA

Beatriz de Paula Morgado Monteiro (UFRJ)

- A PRESENÇA DE DANTE EM LE VERGINI DELLE ROCCE DE GABRIELE D’ANNUNZIO

Cecília Justen de Souza (UFRJ)

- O MITO DE GLAUCO INTERMEDIADO POR DANTE NA POESIA DANNNUNZIANA

Fabiana Angelim Machado (UFRJ)

COORDENADORES/COORDINATORI: Fabiano Dalla Bona (UFRJ); Roberta Barni (USP) e Adriana Iozzi Klein (USP)

Mesa/Sessione 2 - 16h30-18h30

Mediação/Moderazione: Fabiano Dalla Bona

- SOBRE CALVINO E STEINBERG: A ESCRITURA-DESENHO DE SI MESMA

Adriana Iozzi Klein (docente USP)

- O ESPAÇO ESTÉTICO NO PENSAMENTO ITALIANO CONTEMPORÂNEO

Andrea Santurbano (docente UFSC)

- PALAVRA E IMAGEM. A POESIA VISUAL DO ITALIANO CARLO BELLOLI NO CONTEXTO DAS TENDÊNCIAS CONCRETAS DAS VANGUARDAS BRASILEIRAS

Maria Gloria Vinci (leitora UFRJ)

COORDENADORAS/COORDINATRICI: Erica Salatini (UFBA), Lucia Wataghin (USP) e Patricia Peterle (UFSC

Mesa/Sessione 4 - 16h30-18h30 - Diálogos Brasil-Itália

Mediação/Moderazione: Virginia Clara Caporali

- IL LIBRO TRADOTTO COME LIBRO-CORPO

Alessandra Rondini (doutora UFSC)

- CLARICE LISPECTOR NA ITÁLIA: PERCURSOS DE TRADUÇÃO

Dayana Loverro (doutoranda USP)

- O CASAMENTO EM O BELO ANTONIO – APROXIMAÇÕES ENTRE A CATÂNIA DE BRANCATI E O BRASIL CONTEMPORÂNEO

Rodrigo Vicente Rodrigues (mestrando USP)

- PROBLEMI DI TRADUZIONE DELLE NOVELLE PIRANDELLIANE

Sandra Dugo (pesquisadora Università degli Studi “Tor Vergata”)

- NINGUÉM NASCE BORBOLETA». LINGUAGGIO E METAMORFOSI NELLA TRADUZIONE DI O SOL NA CABEÇA DI GEOVANI MARTINS

Virginiaclara Caporali (pesquisadora Università degli Studi di Genova)